José Luiz
EX-ALUNO
“Seu filho um dia se tornará ex-aluno desta escola, mas jamais será seu ex-filho.” Ouvi esta frase de uma diretora de escola relatando um diálogo que teve com uma mãe, quando a mesma dizia que não tinha mais esperanças no filho, transferindo para a escola toda a responsabilidade pela formação da criança. Lamentável, pois criança é merecedora de todas as nossas melhores expectativas. Caso perceba que deixamos de acreditar nela, mais ainda deixará de acreditar em si própria. Aqui não se caracteriza um embate entre família e escola. O que de fato existe é uma deformação na forma de enxergar o processo. A escola é passagem que contribui na condução do estudante a um futuro melhor. A família é o passado, o presente e o futuro.
Volto a este tema não por falta de assunto, mas justamente porque ele não se esgota. É sempre importante lembrar e conclamar os pais a juntarem forças com a escola para que as coisas encaminhem para o bem. Tenho participado de muitas reuniões e ministrado palestras em instituições, o que vêm me surpreendendo positivamente. Parece haver um movimento silencioso de retorno dos pais ao seu lugar cativo na comunidade escolar. Os pais devem empenhar-se pela manutenção de um espaço mais agradável para seus filhos. Vejo pais colaborando na pintura de escolas, limpando jardins, fazendo instalações elétricas, participando de mutirões. O poder público mantém as escolas em sua estrutura física e tudo o que demanda de seu funcionamento: pagamento de servidores, luz, energia, telefone, internet, melhorias, reparos e construções. Quando alguém se solidariza com um estabelecimento de ensino não está executando serviço que é do governo, mas sim colaborando na construção de um ambiente consolidado na força da união, mais humano, onde a educação ganha forma e vida.
Que os alunos passem pelas escolas, levando uma bagagem repleta de bons ensinamentos e valores que sedimentam a personalidade humana. Que a família, como célula mater da sociedade, por assim dizer do próprio Estado, consequentemente das escolas, usufrua da estrutura montada para a educação de seus entes, promovendo as intervenções saudáveis de uma instituição magnífica capaz de embalar a humanidade.
É isso aí!
1 comentários:
Realmente podemos prolongar em mais infinitos caracteres sobre a discussão dessa temática. Visualizamos na formação de professores a preocupação de nossos alunos na sua atual prática cotidiana nas nossas escolas. observo um certo desconforto por parte deles em encarar nossos alunos como simplesmente uma parcela do processo de ensino-aprendizagem. A escola é muito mais que isso. A escola não é simplesmente estrutura física fria de sentidos. A escola é o lugar de compartilhar. Compartilhamos todos os dias experiências, vivências... Compartilhamos a vida... Isso é Escola.. Pra mim isso é a Educação...
Abraços amigo professor.
Postar um comentário