VONTADE
Há desejos, vontades, aspirações. Vontade é a manifestação do desejo, de querer algo com afinco. Exercer a vontade é deixar vir à tona a livre escolha por alguma coisa. É a representação mental daquilo que você aspira, deseja. Quando se manifesta gosto por alguma coisa, mentaliza-se o objeto do desejo e busca-se a concretização. Tem-se o interesse, um propósito, e busca a materialização. Assim, a vontade é a necessidade física ou emocional de realizar uma determinada coisa. É um apetite, um gosto, um prazer, um ânimo. Vontade de beber algo, comer algo, vontade de viajar, vontade até mesmo de trabalhar, de degustar a vida. Tem até vontade de sorrir, de chorar.
O sentimento da saciedade se dá após realizar a vontade. Aí, depois de saciada a vontade, surgem novas vontades, pois é próprio do ser humano buscar novos desafios, novas possibilidades de conquistas, de recomeços.
Uma coisa é certa: nem sempre é possível concretizar suas vontades. A grandeza do ser humano está em superar desejos que não podem ser realizados. Saber se adaptar e seguir em frente, reequilibrar os planos, readequar os passos para o que é possível. O medo de perder não pode ser maior que a vontade de ganhar.
A vontade é o primeiro passo para a realização. Mas a vontade sozinha não consegue nada. Seu talento, sua inteligência, são quase nada se não houver vontade para prosseguir. É fundamental então apresentar-se para a vida. Criar meios para que a vontade seja enfim atendida. Tantas pessoas não se intimidam com as próprias limitações. Pessoas que superam suas dificuldades físicas, financeiras, emocionais e vão à luta. Quando todos duvidam, elas seguem sem temer as consequências e sem se deixarem vencer pelo comodismo, pelas desculpas que as próprias limitações representam. Muitos, diante do menor problema, já desistem, abandonam o sonho, perdem a vontade.
Tem momentos em que precisamos fazer até aquilo que nem temos muita vontade, por uma questão de subsistência, necessidade. O ideal é sempre encontrar o afazer que seja feito com prazer, com alegria e que o desânimo e a tristeza sejam superados pela fé que carrega no peito. Um homem ou uma mulher livre é aquele que domina suas vontades, que tem força e talento para fazê-las reais, e que supera as barreiras para tal. Que bom estar à vontade para expor nossas vontades. É preciso ter boa vontade acima de tudo.
Há a força de vontade e a fraqueza de vontade. Quem tem vitalidade no seu desejo, força na sua vontade, prevalece, vai adiante, não esmorece aos primeiros obstáculos. As quedas certamente ocorrerão. A diferença está justamente na força de vontade. Não é derrotado o que se apresenta, o que se encoraja nas situações mais adversas. Fracassado é aquele que se acovarda, se acomoda, se esconde da vida, não manifesta, nem luta pelos sonhos que carrega no coração.
A diferença entre o possível e o impossível está na sua vontade de realizar. É impossível até você poder colocar em funcionamento. Aos olhos do mundo, há algum tempo, era inimaginável a internet, as transmissões de TV, os veículos modernos, os aviões, os satélites... Alguém foi lá e fez, apesar da dúvida de muitos. Desta forma, sigamos com vontade esta jornada que é só nossa!
É isso aí!
0 comentários:
Postar um comentário