Zé Luiz

14:51 José Luiz 0 Comments


Cães e Gatos

Assisti uma cena chocante. Um homem estava sendo agredido por um grupo de pessoas, quando seu cão partiu para cima dos homens defendendo o dono. Um deles não titubeou e disparou três tiros contra o pobre animal. Foi triste ver o cachorro se contorcendo até a morte. Uma aprendizagem precipitou sobre tudo isso: como o cão de fato é fiel! Coloca-se na frente de qualquer situação para proteger aquele por quem nutre afeto e gratidão. 

Fico aqui pensando alto em quantas pessoas na vida da gente seriam capazes de feitos assim. Quantos de nós somos tão fieis quanto um cão “apaixonado” por seu dono? Não ouso traçar paralelos de um ser humano com outro animal, no entanto me remete forte à mente a ideia de que podemos ser homens ou mulheres com instinto canino ou, talvez, felino. 

O cão demonstra numa hora dessas o tamanho de sua devoção, além do carinho e da alegria costumeira manifesta nas chegadas. Um gato, por sua vez, adora um colo, um roçar de pelos, um aconchego. O gato se acomoda em sua casa, nos espaços todos. Ele tem apego à proteção. Ele faz uso de tudo o que recebe e do que pode conquistar com sua aparente fragilidade e meiguice. O gato é, sem dúvidas, um animal espetacular, em beleza e em outros atributos. Mas, definitivamente, não quero ser confundido com um homem cujas características se assemelham às de um gato. Aquele que se aproxima, tira proveito, e quando se espera o abraço à causa alheia, não o encontra mais. Beira o egoísmo. Tira proveito das situações, usando o poder de persuasão e até mesmo de certa sedução para cativar e conseguir o seu intento. Esteja preparado. Não espere muito da recíproca dessas pessoas. Pode ser que ela nunca venha. 

Sei que os apaixonados por gatos irão me contestar. Não tem problema. A tudo na vida, cabe o contraditório. Fica aqui registrada apenas mais uma observação vaga de um homem cheio de impressões, nem sempre acertadas.  

É isso aí!

0 comentários: