José Luiz

09:23 José Luiz 1 Comments

REFLEXÕES

Como este mundo precisa de gente sensata e que saiba se equilibrar na tênue lâmina da lucidez! É fácil sair por aí disparando impropérios, simplesmente pelo mero prazer de destruir. Edificar uma construção exige trabalho meticuloso, árduo, persistente. Para pô-la abaixo, basta uma marreta e um pouco de força física. É integrante essencial da ética saber ouvir os dois lados, ponderar sobre as razões de cada um, manter-se isento no julgamento, para não correr o risco de cometer leviandades ou conclusões carregadas de parcialidade.

Quando afirmarem algo sobre uma determinada pessoa, faça do seu cérebro um filtro eficaz contra as maledicências. Reflita sobre tudo o que ouviu e nunca saia espalhando as notícias sem antes fazer um questionamento básico: alguém vai se tornar melhor com minhas palavras? Antes de tudo, é preciso analisar se aquilo que pensa em falar vai produzir algum bem, principalmente a si mesmo. E, fundamental: será que é verdade?

Ouso expor estas ponderações, partindo das minhas próprias experiências. Sou uma cobaia de minhas “teorias”, um ser a caminho, teimando em aparar as irrefutáveis arestas humanas. Quando possuímos um pouco de humildade, suficiente para nos reconhecermos falhos, conseguimos enxergar em nós coisas passíveis de mudança. Ninguém deve ter compromisso com o erro, mas o erro, muitas vezes, quando sujeito de reflexão e autoanálise, remete-nos ao aprendizado, ao crescimento. Posso conceder-me um caráter mais justo e altruísta, abandonando a imagem de infalibilidade que, equivocadamente, atribuímos a nós mesmos.

É isso aí!

1 comentários:

Anônimo disse...

Vou fazer do texto a minha lição de casa.