José Luiz

14:48 José Luiz 0 Comments

VERDADE?

Sei que é difícil, mas é preciso trabalhar em nós a aceitação ao contraditório. Por mais que acreditemos em nossas convicções, temos de usar a ponderação e buscar entender o pensamento alheio, por mais contundente que seja, por mais distante que se situe perante nossos pontos de vista. Achar-se acima do bem e do mal, mesmo nas posições hierárquicas mais suntuosas, não é atitude do líder sábio. Ninguém possui o direito de excluir o direito do outro em se posicionar, manter seus próprios conceitos de vida. Já vi gente batendo no peito e se arvorando em se autoproclamar maior sabedor de determinada área, ou determinado assunto, em total desrespeito ao que pensa o “subordinado”.

É importante manter posições firmes e confiantes diante de certas situações, mas fundamentalmente é primordial que saibamos compreender o que o outro tem a dizer. Compreender nem sempre significa que é possível aceitar, acatar o que alguém tem para nos dizer, mas o direito universal de dizê-lo não podemos constranger, nem eximi-lo.

Ninguém é clone de ninguém. Não adianta querer fazer do outro uma cópia mal-ajambrada de si mesmo. É relevante que sejamos também comedidos nas palavras. Mesmo que tenhamos o direito inalienável de proferi-las, não podemos sair por aí atirando numa metralhadora ácida de supostas verdades absolutas. Coloque-se sempre na posição de outrem. Imagino que todos queiram ser ouvidos e terem o direito de manifestar suas opiniões. Isso é a lei maior que rege a convivência humana. São nas diferenças que os encontros se dão. É na diversidade de cores que se completa a beleza do viver.

É isso aí!

0 comentários: