José Luiz
“Para ser grande, sê inteiro:
Nada teu exagera ou exclui.
Sê todo em cada coisa.
Põe quanto és
No mínimo que fazes.
Assim em cada lago a lua toda
Brilha, porque alta vive.” (Fernando Pessoa)
O MELHOR DE SI
Ao realizar a menor das tarefas, dê o melhor de si. Assim, quando for incumbindo de grandes feitos, conseguirá efetivá-los com maestria. Acostume-se a tudo nesta vida, a fazer direito ou a deixar as coisas pela metade. Não podemos permitir que nos considerem cidadãos meia-boca, pessoas que deixam a desejar naquilo que desempenham. Se perceber que algo precisa ser executado além daquilo que lhe pediram, não titubeie: faça! Não se limite a realizar apenas aquilo que supostamente é sua obrigação. Vá sempre mais longe, faça com que seu trabalho valha mais que seus proventos. Pessoas que agem com proatividade e capricho terão sempre as portas abertas. É bom ter gente assim do nosso lado. Não ficam contando nos dedos os segundos para poderem ir embora. O tempo é constantemente insuficiente, pois dedica-se com afinco e amor às coisas que são colocadas sob seu mister. Desta forma, são mais felizes, pois o tempo é companheiro, não motivo de frustração.
Tudo o que fazemos e apresentamos ao mundo é a nossa cara, tem a nossa marca. Que ela tenha a respeitabilidade que merece, nunca o desprezo provocado pela falta de atenção devida ou a ausência do esmero esperado. Que façamos as coisas exercendo o primor necessário, zelando, primeiramente, pelo nosso nome, desde as missões mais simples às mais intrincadas. Estamos vinculados às coisas que fazemos. Se levarmos como se tudo não tivesse muito valor, é esse mesmo valor que nos darão. É recíproco, não tem jeito.
Vai fazer um trabalho de faculdade, capriche na elaboração, da capa ao fechamento; vai fazer um prato diferente no almoço, para os familiares de sempre, faça-o como se fosse servir visitas importantes; vai preparar uma prova bimestral, sem pensar no trabalho da correção, pense no que pretende obter através deste instrumento de aferição, extraindo de seus alunos o poder de reflexão e compreensão do que foi ensinado. Tudo conspirará a seu favor quando a entrega é absoluta. Não tenha medo de ser você integralmente e ofertar aos outros o seu melhor. Assim, terá sempre a admiração alheia, sem bloquear as oportunidades que surgirão a partir destas ações profícuas.
É isso aí!
0 comentários:
Postar um comentário