José Luiz

11:52 José Luiz 0 Comments

MOTIVAR

Motivar, entusiasmar, incentivar é coisa bacana. Gosto de gente que sempre traz uma palavra de estímulo ao outro. Por pior que pareça a situação, há sempre que vislumbrar uma luz no fim do túnel. Essas pessoas fazem sempre ver e crer numa nova perspectiva, impulsionam a detectar uma saída. Já têm aqueles que deveriam andar com um palito de fósforo e um litro de álcool nas mãos, tão incendiários que são. Amam colocar lenha na fogueira, dar uma apimentada nos comentários, instigar a mente de quem ouve. Próprio de quem faz parceria com a maledicência, cheios de um sarcasmo cruel.

É bastante salutar poder ver o outro lado, enxergar através. Tem hora que nos deparamos com uma imensa muralha em nossa frente que tapa toda nossa visão e não temos a condição de suplantá-la para apreciar a beleza do jardim que se posta maravilhoso, separado apenas por uma carreira de tijolos. O otimista consegue arregimentar forças para subir no muro e aproveitar o belo. O pessimista vive a se lamentar pela dificuldade apresentada, inventa desculpas de toda sorte, e nada faz para sair da incômoda conjuntura.

O bom é ser agente da boa palavra. Se tiver que dizer não, que o façamos com leveza, com afeto, com ternura, na clara intenção de colaborar na construção humana, sob a luz da serenidade. Que as sementes espalhadas na nossa caminhada germinem e gerem plantas de paz, nunca frutifiquem duma gestação povoada de uma verve malévola e improdutiva. Que sejamos seres cada vez mais humanos.

É isso aí!

0 comentários: