José Luiz

Jornada
Foi de fato uma noite emocionante. Andores cercados por crianças vestidas de anjo; grupos que bailavam ao som dos tambores, com seus versos sentidos, em meio aos alaridos do público; menino batendo com energia a botina no tablado fazendo ressoar um ritmo delirante; causos contados com originalidade; saltos mirabolantes no gingado da capoeira. Nas salas de exposição, crianças agitadas se assossegavam fazendo crochê, expondo pinturas, tecendo tapetes e cachecóis. Tanta emoção fez brotar lágrimas. Gente saudosa de um tempo que pôde ser relembrado, junto com gente feliz por conhecer uma arte escondida. Ao final, o apoteótico espetáculo com uma dupla de cegos maravilhosos, Vander e Vandeir, que rebuscou no fundo do baú as melhores modas do cancioneiro popular, de Cabocla Tereza ao Cio da Terra.
Essa festa singular aconteceu na comunidade de Aparecida de Minas, na escola municipal, com o envolvimento de todos os servidores daquele estabelecimento, de professores a serviçais. Deu gosto de ver. Foi a participação de Frutal na Jornada Mineira do Patrimônio Cultural. Algumas centenas de privilegiados saíram dali em êxtase, com a alma cheia, o coração abastecido da legítima cultura. D. Zulmira, com sua mão enfaixada, era puro brilho no olhar. O Zarur, do Sicoob, contou seu causo e permaneceu por ali, não arredando o pé, ficando até o finalzinho. D. Zilda do Dóro comentou que aquilo era festa para televisão. Já o Sr. Moacir, com os olhos avermelhados, disse que o mais bonito era ver as crianças aproveitando e aprendendo com aquele momento. A professora Valquíra, já rouca e não cabendo em si, agradecia a todos pela singular apresentação.
Realmente, foi inesquecível. A simplicidade da decoração feita com chitão e folhas de bacuri ilustrava bem que as coisas para serem belas precisam de muito pouco. Às vezes, é só dar vazão à alma popular, aos costumes de nossa gente. Foi uma catarse cultural, um banho de povo, de nossas raízes. Obrigado a todos os atores que participaram deste enredo tão belo. Tenham certeza: nunca deixará minha mente este momento tão singelo e especial.
É isso aí!
0 comentários:
Postar um comentário