ENTUSIASMO
Tem gente que é bom ter sempre por perto. São os entusiastas. Não falo daqueles tresloucados, otimistas do exagero, que, desvairados, nada sai fruto de suas mãos. Ficam somente na efusiva explanação e nunca dão o primeiro passo. Gosto dos que seguem adiante apesar das amarras, das adversidades. Tem os que afirmam que a motivação não dura eternamente, como se fosse algo ruim. Não deixa de ser verdade, porém, é preciso lembrar que o banho deve ser tomado todos os dias, pois seus efeitos não persistem para sempre. A motivação deve ser renovada diariamente.
Um dos segredos do ser motivado é que ele consegue encontrar alegria na alegria dos outros. Desprende-se de seus egoísmos para vislumbrar as conquistas de quem convive com ele e felicitar-se por elas. Apesar de, por vezes, incomodar com um sorriso fácil no rosto, ele segue. “Tire sua carranca do caminho que eu quero passar com meu sorriso”. Mesmo nas maiores dificuldades, o motivado dá jeito de prosseguir e não se apequena, não se encolhe, nem deixa o mau humor assumir sua personalidade.
A alegria é social, a dor é particular. A alegria nos leva ao encontro do outro, faz-nos ainda mais sociável, permite enxergar o outro. Por ser tão nobre, por ser tão milagrosa, não deve morrer com a gente, merece ser partilhada, de preferência, compartilhada, dividida.
Para ser bela tem de ter espinhos. Assim é a vida, enfatiza o poeta. Não existe história sem dor, escrita totalmente na linearidade de ser feliz. Por mais maravilhosa que aparente ser, há sempre a presença do sofrimento, até mesmo para que possamos reconhecer a alegria quando surge verdadeira.
Que ela, a alegria, ocupe a maior parte de nosso tempo. É o ideal. O entusiasta de verdade não tem a necessidade visceral de parecer feliz. Nele, essa coisa é espontânea, flui de forma natural. Obrigado por existirem!
É isso aí!
0 comentários:
Postar um comentário