José Luiz

15:12 José Luiz 0 Comments

CRIANDO...

É espantosa a capacidade de alguns em criar factoides e dar vazão a fatos e “armações” que só existem na cabeça de quem os originou. Imaginam situações, diálogos, posicionamentos, atitudes e saem espalhando como se tudo fosse extremamente crível e verdadeiro. Sequer consultam as partes e se atrevem a, inclusive, divulgar a todos os cantos episódios que nunca tiveram parentesco com a realidade, beirando a falta de responsabilidade, dado o teor de algumas dessas estórias.

Sempre que ocorre um fato novo ou algo que escapa à normalidade, é natural imaginar as razões que levaram tais circunstâncias a se desenrolarem. Pensamos, confabulamos... tudo muito natural quando tomados pelo imprevisto. Mas, sempre tem aquele que, achando-se detentor de toda a malícia do mundo, vem com teorias e explicações - as mais esdrúxulas possíveis - como se tivessem todas as respostas, muitas vezes com justificativas conspiracionistas e fabulosas.

É artigo essencial da convivência humana, o dom da paciência, da temperança, do ouvir sem emitir resposta pronta encharcada pela cólera. Não é tarefa das mais fáceis. Diante disso, que todos saibam tirar o máximo de proveito desta tão desgastada virtude, para não se deixar levar por sentimentos controversos e inflamados. Devolver com a mesma verborragia só faz-nos mais parecidos com quem empresta a vida ao mister de desagregar.

É isso aí!

0 comentários: