José Luiz

08:44 José Luiz 0 Comments

Livre

É maravilhoso poder respirar o ar da liberdade. Poder sair por aí, fazer o que quiser, é conquista peculiar, única. Nada substitui o dom de caminhar livremente, a alegria de viver sem grilhões, sem correntes. Porém, ser livre exige muita responsabilidade. Cada decisão que tomamos é reflexo de um ato livre. Recai sobre nossos ombros o peso de promover escolhas o tempo todo. Tudo ocorre de acordo com nossas definições na vida. Ao optar correr riscos em alguma área, seja nos negócios ou na vida íntima, devemos estar preparados para as consequências da própria opção adotada. Tudo pode dar certo, no entanto algumas coisas podem querer fugir do controle e descarrilar dos trilhos. O destino é resultado de nossas escolhas. As coisas vão acontecendo de acordo com os rumos que damos às nossas histórias.

Caso tenhamos dado passos errados, é sempre tempo do recomeço, de nos proporcionar novas oportunidades. Não é feio voltar atrás e promover um novo começo. Feio é persistir numa caminhada que o leva cada vez mais à continuidade do erro. Como já disse o sábio, já que não podemos desfazer o passado, há sempre a chance de recomeçar e fazer um futuro diferente. É a maravilha de ser livre, de subsistir na liberdade.

Reflitamos infinitas vezes sobre cada escolha a ser priorizada, mas não deixemos o medo gritar mais alto e, com isso, percamos a oportunidade de viver os desafios e as novas experiências que só quem é livre pode usufruir. Entretanto, é fundamental que ajamos com parcimônia diante do poder que a liberdade proporciona. É preciso que tenhamos como premissa a máxima que ampara todas as religiões e que motiva os princípios da ética: “ama o próximo, como a si mesmo”. Assim, seremos pessoas realmente livres e propensas à felicidade.

Assim seja!

0 comentários: