José Luiz
FLORES
Em meio às pedras, em terra seca, no alto das árvores, nos rastros do chão, uma flor sempre acha um jeito de brotar. Ela vem à tona, apesar de todas as adversidades. O destino dela é encantar. Jogam estrume nos pés da planta e ela consegue metabolizar tudo, em companhia do sol e da água, junto aos nutrientes da terra, e devolve beleza e alegria ao universo, em forma de flores, das mais variadas cores e feições. Quando despejam coisas ruins diante de nós, na maioria das vezes, não conseguimos também metabolizar, transformar, retornar para o universo um ser melhor que antes.
Mulher é ser privilegiado. Pode chorar quando dá vontade, recebe flores em ocasiões especiais, vive as emoções de forma mais acentuada, menos represada, sem correntes, nem cadeias. Não sei quem foi o chato que inventou este negócio de que homem não pode ser presenteado com flores. Penso que passou da hora de quebrar este paradigma obsoleto. Dêem-me todas as flores, todos os quadros, todos os livros, acompanhados de seus abraços afetuosos e sinceros. É o melhor presente.
Já reparou como as melhores coisas não se podem comprar? Um sorriso do bebê chupando ávido o seio da mãe; uma boa noite de sono; um beijo apaixonado. Podem até pagar pelos beijos, no entanto a paixão é gratuita, espontânea, indomável. Assim como as flores, estas coisas dão sentido à vida e enchem de frescor renovado nossa existência, humaniza-nos, alivia nossos fardos e preocupações. Com todo o respeito pelo gesto solene, tenho muita pena das flores que secam sobre as lápides ferventes das necrópoles. Poderiam muito bem enfeitar nossas salas e vidas.
Não se deixe impedir, nem ocupe a vida a lamuriar, num tempo perdido, colocando a culpa de tudo nos ombros dos outros. Não se limite à pequenez das medíocres mentes que passam os dias a desejar o mal para o semelhante. Fazem mal pior a elas mesmas. Almas tristes que jamais darão flores, que dirá frutos. Apesar das penúrias sofridas, dos embates diários e intransferíveis, seja teimoso e ressurja sublime como as flores. Encontre sempre uma brecha de esperança e fertilidade onde possa vigorar sua vontade de viver, sua capacidade de sonhar.
É isso aí!
0 comentários:
Postar um comentário