José Luiz

09:44 José Luiz 0 Comments


ROMÂNTICOS

Diz-se dos escritores e artistas que, no começo do Século XIX, abandonaram as regras de composição e estilo dos autores clássicos. Caracterizam-se pela predominância da sensibilidade e da imaginação sobre a razão, pelo individualismo, pelo lirismo”. Assim, segundo a história e o dicionário, surgiu o vocábulo romântico. Daí, foi um pulo transferir o simbolismo da palavra para todos os que usufruem da vida com poesia. Não deveríamos nos envergonhar de carregar o rótulo de romântico. Justamente porque trata-se de sujeitos fortes que têm a capacidade de sentir. O romântico é o emotivo, o sentimental, o que expõe o coração. Só ele enriquece a vida com as perspectivas infinitas do sentimento e da fantasia. Que me desculpem os frios, mas ser indiferente, “materialista” num sentido puramente social, é ser fraco, temeroso, e, portanto, não viver plenamente.

O poeta José Guilherme de Araújo Jorge proclamou que há homens que se envergonham de ter coração, o que é grave; há os que procuram escondê-lo, o que é tolo e há os que tentem negá-lo, o que é absurdo. Quem consegue apreciar a beleza do pôr do sol, o deslumbre da lua cheia, após um dia estafante e estressante, é romântico na mais pura essência. Tem quem passa o ano e nem sequer olha para o céu. O firmamento está lá todos os dias, pronto para ser admirado, e, com a mente povoada de pequenos problemas, não o depositamos o devido valor.

Romantismo é estado de espírito, é jeito de viver, uma forma de dedicar um olhar enviesado, em contraponto a um mundo insensível e estéril que insiste em querer se apropriar de nossa vida. Ser romântico é ouvir boa música, é dedicar uma florzinha do campo ao bem amado, é não ter vergonha de chorar quando a emoção vem à tona. Os românticos são os que têm coragem de se atirar a todas as correntes. Certamente que sofrem. Mas para eles, vida e sofrimento são palavras que se equivalem, que se identificam, que se completam. Sabem que o temor ao sofrimento, o medo de correr riscos, só poderá levar ao enclausuramento emocional. São os que conseguem captar a vida em todas as direções, embora feridos, angustiados. Os que conseguem ser únicos em meio à mesmice. Românticos somos nós, que temos a audácia de cantarolar canções antigas que falam de amor e ainda transferir essa mania para os filhos. Romântico é você que tira tempo para ler um artigo de um simples professor que enxerga o mundo de um jeito diferente, colorido até. Continue assim, certamente você faz um bem danado para o mundo.

É isso aí!

0 comentários: