José Luiz

17:53 José Luiz 0 Comments


Equipe

Definitivamente, não se faz nada sozinho nesta vida. O trabalho em equipe nestes tempos modernos é fundamental. Para se obter sucesso pleno em qualquer empreitada, seja ela em empresa privada ou instituição pública, é preciso saber dividir funções, delegar poderes, repartir méritos. Quando se atua em fina sintonia, numa sincronização das tarefas, as coisas vão fluindo como num remanso de um rio. Deve-se prevalecer a tolerância, a compreensão de que cada um tem potencialidades a serem exploradas. Ao líder cabe a árdua, porém doce, missão de fazer vir à tona os talentos. Vamos nos deparar com integrantes da equipe com personalidade mais ácida, porém não menos competentes. Esta acidez em algum momento pode ser útil. Pontuando todas as habilidades, o líder precisa estar atento para definir quem é quem em cada missão.

Um grupo de sucesso é aquele em que ninguém fica solenemente esperando, recolhido a um canto insignificante, para ser colocado em campo, mas se prepara, sua a camisa e está sempre pronto para definir a partida em favor de seu time. Esse elemento agregador faz questão de enxergar além, aponta saídas, cria estratégias, pensa em soluções. Decididamente um membro de uma equipe vencedora também sabe ouvir negativas ao seu discurso, inserções de idéias que poderão fazer avançar ainda mais o projeto. Cada projeto deve, porém, ter uma razão de existir. Não pode ser apenas uma idéia tresloucada, apenas porque aparentemente apresenta-se interessante. Deve estar embasado na realidade, na condição de ser colocado em prática com êxito, enfrentando as costumeiras dificuldades de qualquer coisa que se proponha inovadora.

Sou feliz porque conto com uma equipe assim. Reservei este artigo para prestar uma homenagem àqueles que embarcaram comigo numa jornada difícil, mas composta de elementos de um sonho possível. A gratidão é uma das principais virtudes humanas. Tenho a obrigação de expressar minha mais sincera gratidão a esse grupo que tenho o privilégio de compor.

É isso aí!

0 comentários: