José Luiz

19:44 gustavoealexandre 0 Comments




A ESCOLA TE ESPERA!

Existe um movimento social em curso muito salutar para a educação. É o engajamento da sociedade nas instituições públicas de ensino. Sou testemunha, como professor, diretor de escola e gestor municipal de educação de que quando chega um pai ou uma mãe em uma escola para se colocar à disposição num trabalho voluntário, toda a equipe faz festa. A chegada de alguém ou de um grupo de pessoas que se presta a colaborar com a melhoria daquele estabelecimento escolar sempre oxigena o ambiente, traz novas expectativas. É energia renovada e redobrada.
Filho é responsabilidade nossa em qualquer instância ou situação. Enquanto está na escola está sendo muito bem orientado e cuidado, porém cabe-nos também acompanhar, sugerir; participar de forma que a escola possa crescer ainda mais, não só em sua estrutura física, mas fundamentalmente na sua capacidade de transmitir valores e conhecimento. Todas as escolas desenvolvem múltiplos projetos pedagógicos em que há espaço para a participação familiar. Esse envolvimento da comunidade escolar torna a instituição mais sólida e eficaz.
A comunidade escolar é formada por alunos, servidores e pais. Se um desses componentes deixa de oferecer sua devida parcela de contribuição ao processo, algo também deixará de caminhar a contento. Por isso, há um clamor generalizado das escolas no sentido de que as famílias venham ocupar o lugar que lhes é de direito. Por menor que seja o grau de escolaridade dos pais, isto não impede que possam se dedicar ao trabalho voluntário na escola. Tem tanta coisa a ser feita que o diretor não terá nenhuma dificuldade, ao trocar parcas informações, de encontrar um mister que favoreça os alunos em algum aspecto.
A colaboração também poderá vir em formato da tão propalada e muito bem-vinda “responsabilidade social”. Os empresários podem fazer a diferença na vida de muitos estudantes quando se propõem a promover uma intervenção positiva e consensual nas escolas, seja com a oferta de recursos financeiros para melhorias físicas e aquisição de equipamentos ou de financiamento de projetos educacionais, desde a capacitação dos profissionais do ensino à distribuição de materiais pedagógicos aos alunos. Além de agregar valor à imagem da empresa, fomentando o consumo do produto que comercializa por parte daqueles que valorizam este tipo de iniciativa, ainda proporcionam à escola pública novas perspectivas e possibilidades.
É isso aí!



0 comentários: