PROBLEMAS, QUEM NÃO OS TEM?

14:35 José Luiz 0 Comments


 

A vida definitivamente não é para amadores. Tudo está maravilhoso, as coisas indo bem, dívidas sendo quitadas, vidas reencontradas. De repente, uma doença que chega sem pedir licença, uma preocupação que brota sem pestanejar, um acidente impensado. As coisas viram de cabeça para baixo, desestabilizando vidas, emperrando caminhadas.

Aí, vem a necessidade de buscar a adaptação a uma nova realidade, a intensa vontade de não se perder em meio às perdas, de não se deixar levar pelo desespero. Um esforço descomunal é exigido para não permitir que a fé se esvaia, que a esperança ainda brote em troncos cortados, maltratados.

Essa capacidade humana de carregar altivez quando tudo conspira contrário é admirável. Esse caráter extraordinário de seres que a tudo suportam e, no lugar de reclamar e ficar em estado de lamúria, resistem e se apegam à menor possibilidade de vitória e resgate e seguem o comboio, avançam na caravana.

Tenho apreço especial por gente que não se entrega e sabe sofrer. Que choram sim e vivem o período de luto tão natural nas perdas, mas não deixam atrofiar o espírito e se renovam, e aprendem, e se lançam adiante. Sabem bem que, daqui a pouco, novos enfrentamentos surgirão e outras batalhas precisarão ser vencidas. Não há nada capaz de impedir a impetuosidade da existência, nem nos livrar de males que só nós poderemos passar por eles. Não há como terceirizar os problemas, pois são matéria-prima que compôem tecido da vida. A nós pertence e só há um jeito de superar: enfrentando com galhardia, honra e dignnidade o que nos cabe. E segue o baile!

É isso aí!

0 comentários: