FRANCAMENTE...

11:29 José Luiz 0 Comments



Franqueza é uma palavra que representa uma qualidade de quem revela o que pensa, mas feito de forma natural, sem a intenção de acusar ninguém. A pessoa franca usa a verdade como ferramenta da existência, porém não a transforma em arma que fere, mas sim em pomada que cura. Há pessoas que se dizem francas. Usam deste argumento para falar o que vem à cabeça, sem se preocuparem com a repercussão negativa do que por ventura tenham a dizer. É preciso desenvolver uma espécie de filtro entre o cérebro e a boca, para deixarem sair apenas palavras que ajam para o bem. O que ganho em dizer tudo o que vem à cabeça? Será que minhas palavras são proferidas para edificar a vida de alguém ou minha própria vida? Não temos o direito de escorar em nenhum tipo de justificativa ou desculpa para atingir o coração de quem não merece. Franqueza quer dizer falar de modo aberto, às claras, porém isso não dá o direito de sermos grossos, mal educados, baseados no argumento de que estamos sendo francos. Na maioria das vezes, estamos mesmo é sendo mal educados. Não é simplesmente dizer tudo o que pensa, mas primordialmente pensar em tudo o que diz. Fazer a análise se aquilo que será dito deixará algo de positivo na vida de quem ouve, ou simplesmente apenas o desejo de colocar para fora a acidez de nossas almas, intoxicando o mundo em que convivemos.

É fundamental que sejamos francos, o mundo precisa de gente assim. Pessoas que não constroem castelos em alicerces de areia, pois sedimentam suas construções na verdade, na sinceridade, na franqueza. Difícil sustentar uma vida na mentira, ficar repetindo a mesma história mentirosa não dá certo. Uma hora a casa cai e tudo desmorona. A verdade prevalece, é parceira do eterno. Não podemos amparar nossas vidas na mentira. Isso não vai dar certo. É muita energia desperdiçada. A franqueza é mais objetiva, não fica dando voltas sem fim, sem chegar a lugar algum. Ser franco torna a pessoa mais confiável, mais honesta. Não é fácil usar de franqueza num mundo contaminado pela mentira. Corremos o risco a todo momento de sermos atropelados pelas ilusões fáceis, pelas mentiras baratas.

A franqueza pode sim ser acompanhada da ternura, da gentileza, amparada pelo desejo claro de fazer o bem, de clarear caminhos, de abrir portas. Pense em tudo aquilo que foi dito do jeito certo, na hora certa, para a pessoa certa. Se não houver franqueza tudo se perde, cai no vazio e perde o valor. As pessoas vão passando pelas nossas vidas e deixando suas marcas. Lembro-me de tanta gente que foi fundamental para minha formação e hoje não estão mais aqui. Uma característica as unia: a franqueza que só fazia proteger, pois ajudavam a não me cegar e nem querer enxergar apenas uma realidade que me interessava. Sejamos francos até por necessidade, por sermos confiáveis. Dispense toda e qualquer dissimulação barata que mais parece falsidade e use sempre da sinceridade, da franqueza. O mundo agradece e se torna melhor, menos hipócrita.

É isso aí!

0 comentários: