A INVEJA NOSSA DE CADA DIA

11:29 José Luiz 0 Comments



Inveja à luz do dicionário é um desgosto provocado pela felicidade ou prosperidade alheia. É ainda um desejo irrefreável de possuir ou gozar o que é de outro. É um sentimento de inferioridade e de desgosto diante da felicidade de alguém. A inveja é o desejo constante que algumas pessoas sentem ao almejar a todo custo as conquistas de terceiros, é desejar o que o outro possui ou realiza. A inveja está intimamente ligada ao ciúme, no momento que produz desgosto ou tormento ao indivíduo que almeja possuir algo que pertence a outro indivíduo. Para a igreja católica, a inveja é um dos sete pecados mortais e contra ela se prega a virtude da caridade e o amor ao próximo.

Alguns objetos são usados como amuleto ou talismã contra a inveja e o mau olhado, entre eles, o pé de coelho, a figa, a ferradura etc. Acredita-se que eles podem trazer sorte e proteger as pessoas de qualquer energia negativa direcionada pela inveja e mau olhado. Crendices que foram criadas por conta do medo da inveja, como meio de livramento, de proteção. A inveja pode ser definida como o sentimento de frustração e rancor gerado perante uma vontade não realizada de possuir os atributos ou qualidades de um outro ser, pois aquele que deseja tais virtudes é incapaz de alcançá-la, seja pela incompetência ou por outras limitações.

Por mais que não queiramos aceitar, a inveja é própria da condição humana. Todos temos, porém alguns conseguem se aperceber e tratam de domesticar esta inveja, convertendo em outro tipo de emoção. A gente nega justamente porque remete à ideia de um sentimento negativo, prejudicial, nocivo. Admitir é aceitar uma espécie de carência. Os indivíduos disputam poder, riquezas e status, aqueles que possuem tais atributos sofrem com o sentimento da inveja por aqueles que não conseguiram e que almejariam possuir tais atributos. A inveja, por si só, acaba sendo uma espécie de elogio: alguém deseja o que é seu, ou quer ser como você. As pessoas que se sentem afetadas pela inveja acabam aprendendo a valorizar o que são. Aprendem, pois ninguém quer ser ou ter coisas ruins ou maléficas. Pelo contrário, quem nos inveja quer o que temos de melhor. Então, só precisamos reconhecer que estamos no caminho certo e que servimos de bom exemplo para quem nos segue. 

Se o sorriso incomoda, não deixe de sorrir por isso. Parafraseando o sambista Nelson Cavaquinho, “tire sua inveja do caminho que eu quero passar com meu sorriso”. A inveja é irmã da falsidade, filha da ingratidão e mãe da vaidade. Eita, família difícil! A inveja é uma forma de fraqueza, um modo de demonstrar ausência de amor próprio. Precisamos nos amar a ponto de não desejar o que é do outro, nem de querer ser o outro. Amemos o que somos e o que temos, mesmo que seja pouco. É o suficiente para que sejamos felizes.

É isso aí!

0 comentários: