RESSENTIMENTO
A palavra ressentimento é precedida do prefixo re. Significa sentir de novo, repetir o sentimento. Algo que está guardado e ainda não passou, não foi possível o perdão. Cada vez que se repete aquela história que machucou, sente-se a dor novamente, renova-se o vigor de um sentimento ruim. Melhor é deixar pra lá, é viver livre das amarras destes rancores e amarguras. Tem certas coisas com as quais não convém desperdiçar energia e ficar rememorando, sendo que faz mal. O ressentimento pode o levar ao desejo de vingança. E vingança é aquela velha história, querer desejar a morte de alguém tomando veneno. É muito pior para quem carrega estas emoções negativas. O ressentimento vai nos corroendo, nos consumindo, até que nos tornamos pessoas amargas, sem esperança, sem vislumbrar alegria em nada, desconfiando de tudo e todos, sem amor à vida, sofremos e fazemos sofrer. Seremos pessoas de difícil convívio, e assim vamos afastando de nós quem mais amamos. Ninguém quer compartilhar o tempo com gente assim.
Essa coisa do ressentimento é algo tão ruim e pesado que ele fica, mas cobra um preço. Uma hora a conta chega, e geralmente vem em forma de doenças físicas e psíquicas. Nossos maiores inimigos não são pessoas, são os sentimentos ruins que nutrimos pelas pessoas, especialmente a mágoa e o ressentimento. Só faz nos destruir por dentro, nos apequenar, murchar nossas alegrias, minar nossa força vital. Despeça-se sem culpas de suas malas de ressentimentos, a viagem será bem mais leve sem elas. Caminhe com a alma leve, livre destas cargas negativas que vivem a nos machucar.
Na travessia de um mato, a gente vai acumulando carrapichos grudados na vestimenta. Livre-se deles antes que façam parte definitivamente de sua essência. Sejamos fortes. Ressentimento é coisa de gente fraca, que se deixa tolher, contaminar por algo tão ruim, que só faz adoecer, entristecer. Livrar-se de ressentimentos é um ato de inteligência, uma escolha sensata de quem quer o melhor para si, pois ressentir só faz minar a própria vida, vai matando aos poucos. Coloque os assuntos desagradáveis, as más lembranças, aquelas que machucam a alma, para o esquecimento. Dedique a elas a melhor das homenagens: sumir de sua mente. Dê a elas um grande e sonoro esquecimento. Guarde suas capacidades mentais, suas memórias, para as boas lembranças e as vivas alegrias já vividas. Ressentimento, mágoa, é lixo que vamos acumulando dentro da gente. Não somos depósitos de lixo! Somos gente, prontas para viver melhor.
É isso aí!
0 comentários:
Postar um comentário