POR GENTILEZA, NÃO ECONOMIZE GENTILEZAS!

12:31 José Luiz 0 Comments


É ponto pacífico. Todos concordam que o mundo anda conturbado demais, que os valores estão de cabeça para baixo, que as pessoas, por mais próximas que pareçam estar, distam léguas umas das outras. Em tempos furiosos, nada melhor que usar a gentileza, a brandura de coração, para servir como antídoto a uma era de rispidez e rudeza. Num tempo em que ninguém tem tempo, a gentileza abre portas, ou melhor, escancara horizontes. O profeta gentileza, um morador das ruas do rio de janeiro, pintou pelos muros que gentileza gera gentileza. Não deixemos pintar nossos muros de cinza e apagarem o melhor que mora dentro de nós. Era chamado de louco, mas em sua loucura sã pregou a paz e o amor. Enquanto homens sóbrios, dotados de ampla capacidade intelectual, promovem a guerra, propagam o terror, espalham o ódio.

Quando você se posiciona educadamente perante qualquer ser, com a voz bem postada, sem alterações ou desvarios, pode ter a certeza de todos se aperceberão que estão diante de alguém que merece ser ouvido, ser atendido. A sabedoria nos ensina que um gesto fraterno é capaz de abrandar qualquer atitude desvairada. Já percebeu o quanto duas pessoas nervosas quando discutem raivosamente gritam uma com a outra? Quanto mais perto, mais alto falam. São os corações que se distanciam. Por outro lado, já viram como duas pessoas apaixonadas falam baixinho? Às vezes, nem falam. Quem fala são os olhos, porque a força da gentileza suave do amor penetra delicadamente os ouvidos da alma.

A gentileza faz evaporar, dissipar as hostilidades, desfaz os ranços da negatividade. Nunca é cedo demais para praticar um ato de gentileza. Você nunca sabe quando será tarde demais. Seja gentil por saber que faz bem, bem mais pra quem pratica. Faz assim... Olhe com gentileza despretensiosa para as coisas e pessoas que o cercam, não lance o olhar com sofreguidão e desespero para aquilo que ainda não tem. É preciso ganhar tempo – nunca é perda de tempo - para falar de paz, de perdão, de compaixão e de esperança; ser teimoso, até. Não se canse de ser gentil, deixe para se cansar das coisas ruins. Daquelas que provocam mal-estar, tristeza e sofrimentos. Faça da gentileza um mandamento, um jeito de viver e conviver.

Quero pintar o mundo com as cores da gentileza, que são todas, que são tantas. Que por onde passemos fique o aroma de nossa gentileza, permaneçam as cores que por ai pintamos. Enfim, por gentileza, use com abundância, sem moderação, sua gentileza. Não a economize! Deixem que te chamem de tolo sonhador. O que importa são as sementes que esparramará pelo caminho e as flores que colherá na volta. Que volta? Aquelas que só a vida dá.

É isso aí!

0 comentários: