TRAVESSIA #20 O TEMPO

14:20 José Luiz 0 Comments

"Não serei homem de posses. Minha riqueza é imensa, mas não tem brilho de ouro, tem brilho de olhos. E que o tempo seja generoso, mesmo que passe bem rápido, que voe como cabem aos momentos bons. Que eu possa colar um sorriso no rosto até no último de meus dias. Mesmo na dor, que ele, o sorriso, não desgrude de mim; seja perene, seja sereno."
Olá, amigos e amigas. o assunto abordado no quadro Travessia foi O TEMPO.

Ouça por aqui. Você pode, inclusive, baixar e escutar pelo
celular ou pelo som do carro. Fique à vontade para compartilhar.

Vamos manter sempre nosso diálogo em sintonia.

Um grande abraço!

Baixe aqui:

Ouça online

0 comentários:

RABISCANDO...

17:30 José Luiz 1 Comments


Parei... matutei... rabisquei o chão... Onde quero chegar? Como quero chegar?
Fiz um esforço danado para chegar respirando até aqui.
Mas, o que vale mesmo é que cheguei.

Atravessei águas de um rio turbulento e de águas turvas e aqui ancorei meu barco simples, pequenino.
Cheinho de bons sentimentos.

A gente corre tanto, luta tanto, chora tanto, sorri um outro tanto.
Passa uma vida tentando encher as vasilhas com matéria que se perde.
O conteúdo que preenche os vazios em nós mesmos é a matéria metafísica que vem do seu abraço, que chega mansinha da sua amizade, que provém do seu amor.

Quero cada dia mais ficar mais perto... que eu não precise levar nada além do que caiba em um abraço.
Que o destino não me seja cruel a ponto de me fazer sozinho. Esta dor, juro, não suportaria. Sou gente do lado de outras gentes.
Que eu saiba dar valor a cada instante, a cada encontro, a cada reencontro.

Porque o que basta nesta vida são nossas caras banhadas com chuva, é o biscoito frito, é o coador de pano, é o pote de barro, a boca lambuzada de manga madura, é seu beijo que me desperta de manhã, é o sorriso do menino meu que mora distante, é a meiguice da menina minha que mora perto.

Que eu não precise buscar lá longe o sentido de minha existência, que o tempo venha farto de bons sorrisos. Que o tempo seja generoso e que quando eu tiver tempo, ainda dê tempo.

Amo minhas saudades, meus achados, meus guardados. Enfim, amo com visceral necessidade a sua companhia.

É isso aí!

1 comentários:

BUSCANDO SENTIDO

13:11 José Luiz 0 Comments




Encontrar o sentido de nossa existência é justificar os motivos de estarmos por aqui, o que estamos fazendo e para que estamos vivendo. O verdadeiro sentido da vida está nas coisas aparentemente pequenas: está na família, no amor encontrado, na amizade, nas relações que construímos. O grande sentido disto tudo é justamente parecer nem ter sentido. Que quando aparentemente não tem resposta, a resposta está ali, de repente, escondida em meio aos nossos medos e dúvidas. 

Qual o sentido da vida? Alguém pergunta. Eu respondo: para frente! E, à medida em que vamos avançando, uma coisa vem para nos deixar confusos e coloca-nos uma pulga atrás da orelha: toda vitória, toda passagem de fase, representa um abandono. Estranha essa vida que nos faz sofrer até mesmo nas vitórias. Não existe uma resposta pronta para estes pontos de interrogação. Cada qual vai fazendo suas escolhas e definindo o sentido da própria vida. Por isso essa questão tanto nos inquieta. Fazer sentido na vida de alguém já é uma grande resposta. Encontrar razões para persistir, insistir, jamais desistir. Saber que muito ainda há que ser feito, que ainda dá tempo, que o amanha ainda não chegou e que pode ser tarde.

Cora Coralina nos ensina as "coisas que dão sentido a vida: colo que acolhe... Braço que envolve... Palavra que conforta... Silêncio que respeita... Alegria que contagia... Lágrima que corre... Olhar que acaricia... Desejo que sacia... Amor que promove.” Veja que tudo tem a presença do outro. Não existe sentido na vida sozinhos. O sentido da vida se realiza por meio do amor, aquele fraternal, pleno e sem interesses. Se encontrou um sentido para viver, já é um grande sentido. Todo dia que nasce é uma nova possibilidade, um recomeço, uma chance de fazer diferente, de fazer melhor. Porque acordei hoje? |O que farei hoje? Agradecer pelo dia que passou e já imaginar como farei melhor amanhã. Cada dia um novo presente.

O sentido da vida é o resultado de nossas plantações. Se cuidarmos com carinho e atenção e dedicarmos com amor, os frutos virão. O que eu tenho sentido, e como tenho sentido, é que definitivamente faz sentido. Sentir-se vivo, capaz. Apresentar-se, viver com intensidade, não se entregar pela metade, com ressalvas, ser inteiro em tudo o que faz. O que fazemos de forma egoísta morre em nós mesmos. O que fazemos pensando no semelhante é para sempre, para a posteridade.

É isso aí!

0 comentários:

TRAVESSIA #19 SENTIDO DA VIDA

22:58 José Luiz 0 Comments

 "Não existe sentido na vida, sozinhos. A vida existe para ser partilhada. Assim, o sentido da vida se realiza por meio do amor."
Olá, amigos e amigas.

Esta semana o assunto abordado no quadro Travessia foi o SENTIDO DA VIDA.

Se não foi possível ouvir pela rádio, ouça por aqui. Você pode, inclusive, baixar e escutar pelo
celular ou pelo som do carro. Fique à vontade para compartilhar.


Um grande abraço!

Baixe aqui

Ouça online

0 comentários:

UM BOM AMIGO

09:04 José Luiz 0 Comments


Ele se achega, senta do seu lado, dá um abraço. É o que basta. Você sabe que ali se encontra um amigo, uma amiga. A luz deste amigo funciona como um teto que abriga, um cobertor que aquece, um afago que enche o coração de força e fé. Amizade é uma relação afetiva, a princípio, sem características românticas, entre duas pessoas. É um relacionamento humano que envolve o conhecimento mútuo e a afeição, além de lealdade, sem exigir nada em troca. A amizade pode ter como origem um instinto de sobrevivência da espécie, com a necessidade de proteger e ser protegido por outros seres. 

Existem os "melhores amigos". Os melhores amigos, não raras vezes, nos conhecem mais que os próprios familiares e cônjuge. São confidentes, braços que acolhem. Para atingir esse grau de amizade, muita confiança e fidelidade são depositadas. Geralmente, os interesses dos amigos são parecidos e demonstram um senso de cooperação. Porém, há pessoas que não necessariamente se interessam pelo mesmo tema, mas gostam de partilhar momentos juntos, pela companhia e amizade do outro.

Um amigo aponta caminhos, redireciona, colabora com sinceridade, corrige a rota. Não fica apenas querendo agradar, mas diz onde podemos estar errando, sem mesmo ter ciência do erro. Um amigo de verdade chora junto na dor, e se alegra com sinceridade nas alegrias. A alegria do amigo verdadeiro nunca é motivo de depressão, pois ama o outro pelo que ele é, nunca pelo que tem. Convivemos com centenas de pessoas no ambiente de trabalho, ali tem tantos colegas. O amigo se destaca dentre todos e você nutre por ele um sentimento especial, diferente. Afinidade e respeito mútuo é o que prevalece nesta relação.

Perguntaram-me se existe amizade entre pessoas de sexo diferente. Disse que sim, pois amizade não é uma questão de gênero, de diferença entre mulher e homem. Amizade transcende o sexo, é sentimento bonito entre seres humanos. Já diria o poeta que amizade sincera é um amor que nunca morre. A amizade duplica as alegrias e divide as tristezas. Um bom amigo preenche o espirito de alegria nas suas conquistas e ajuda a superar as dificuldades quando elas chegam. Uma vida sem amigos é um deserto, uma terra árida e sem vida. O bom amigo fertiliza a vida da gente. Preenche de cor e sentido.

Um amigo, na verdade, nunca desiste de você, até mesmo quando você menos merece, pois sabe que é quando mais precisa. Releva seus pequenos defeitos, considera suas virtudes. Assim, tem pessoas que cultivam amizades por longos anos, por décadas. Isso é bonito demais. A amizade nos faz acreditar que não estamos sozinhos.

Enfim, um amigo é para a vida toda. Que sejam fartos, que sejam muitos. Sempre bem-vindos, sempre acolhidos. Clamo a Deus que nunca me faltem os bons amigos e amigas, pois são luz na minha vida. Obrigado por existirem.

É isso aí!

0 comentários:

TRAVESSIA #18 AMIZADE

14:37 José Luiz 0 Comments

“Uma vida sem amigos é um deserto frio, uma terra árida e sem vida. O bom amigo fertiliza a vida da gente. Preenche de cor e sentido.”
Olá, amigos e amigas.

Esta semana o assunto abordado no quadro Travessia foi Amizade.

Se não foi possível ouvir pela rádio, ouça por aqui. Você pode, inclusive, baixar e escutar pelo
celular ou pelo som do carro. Fique à vontade para compartilhar.

Vamos manter sempre nosso diálogo em sintonia.

Um grande abraço!

Baixe aqui

Ouça online

0 comentários:

ATRAVESSANDO...

18:22 José Luiz 0 Comments




A palavra perseverança significa determinação, persistência. A pessoa perseverante tem constância nas ações, não desanima facilmente, nem se entrega aos primeiros fracassos. Onde há um desejo, uma vontade, há um caminho, uma perspectiva a ser trilhada, uma rota a ser cumprida, uma meta a ser alcançada. De nada adianta a força e o talento, se não houver a perseverança e o firme propósito de produzir alguma coisa. Há pessoas que diante do menor percalço já se entregam e não conseguem ir adiante. E há aqueles que firmam os pés naquilo que acreditam e não desistem. São conscientes das dificuldades, mas nem por isso abandonam seu destino, seu sonho.

Perseverar em tempos rudes, num período tão difícil, é urgente e necessário. O mundo precisa de gente que não esmoreça facilmente, que supere os obstáculos, que, apesar de tudo parecer conspirar contrário, vai assim mesmo. Todos queremos levar uma vida branda, em solo fértil, em mansas paragens, e produzir bons frutos, como se fosse possível não haver intempéries. Isso não acontece como obra do acaso. É resultado de muito esforço e dedicação. De perseverança, de preparar a terra, fertilizar o solo, fazer parceria com o sol e a chuva. E a semente para virar flor e fruto, passa pelas agruras do tempo.

Todo esforço é penoso, é cansativo. Por isso, muitas vezes, vem o desânimo, o medo da mudança. Mas, é preciso perseverar. O progresso só vem se nos colocamos a caminhar. É simples querer uma vida calcada na mediocridade, numa vida mais ou menos, sermos pessoas que se contentam com a zona de conforto e não avançamos. Não temos o direito de matar nossos sonhos pelas armas do marasmo e da falta de entusiasmo. O que não devemos é perseverar no que é ruim, nos erros, nos vícios, na ausência de bondade.

O espírito humano é feito para grandes coisas, grandes obras. Apequenar-se perante as dificuldades não é digno da nossa condição humana, de nosso papel de criatura, imagem e semelhança de deus. É importante manter os olhos, o coração, e as ações naquilo que pretende alcançar. Se no caminho, encontramos o muro, e é certo que encontraremos tantos, se não der para pular, estudemos o melhor jeito de passar do lado de lá, para dar a volta, andar mais um pouco, mas nunca desanimar. A tenacidade e perspicácia nos levarão mais longe. Imagine que mesmo assim, acreditemos não ter alcançado os objetivos, assim mesmo seremos vitoriosos, por termos empreendido os melhores esforços. Melhor tentar e não conseguir, do que viver frustrado por nunca sequer ter tentado. Jamais ter tido uma queda não é mérito. Levantar-se com hombridade e seguir, mesmo machucado, é a grande qualidade da pessoa. Já disse o sábio: “transportai todos os dias um tanto de terra, em um tempo terás uma montanha”.

É isso aí!

0 comentários:

TRAVESSIA #17 PERSEVERANÇA

16:01 José Luiz 0 Comments


“O espírito humano é feito para grandes coisas, grandes obras. Apequenar-se perante as dificuldades não é digno da nossa condição humana, de nosso papel de criatura, imagem e semelhança de Deus.” 

Olá, amigos e amigas.

Esta semana o assunto abordado no quadro Travessia foi Perseverança.

Se não foi possível ouvir pela rádio, ouça por aqui. Você pode, inclusive, baixar e escutar pelo
celular ou pelo som do carro. Fique à vontade para compartilhar.

Vamos manter sempre nosso diálogo em sintonia.

Um grande abraço!

Baixe aqui

Ouça online

0 comentários:

ENTUSIASMAR-SE

16:19 José Luiz 0 Comments


A palavra entusiasmo (do grego en + theos, literalmente 'em deus') originalmente significava inspiração ou alguém tomado pela presença de Deus. Atualmente, pode ser entendido como um estado de arrebatamento e alegria. Uma pessoa entusiasmada está disposta a enfrentar dificuldades e desafios, não se deixando abater e transmitindo confiança aos demais ao seu redor. O entusiasmo contagia, faz com que outras pessoas sintam-se com vontade de superar seus próprios limites, tenham confiança, acreditem em suas potencialidades.  

A vida é feita de recomeços, novas possibilidades. É preciso se deixar embriagar pela vida, fazer dela uma viagem linda. Levar tudo muito a sério é uma chatice. Sorria mais, encante mais, cante mais. Encher-se de entusiasmo para inspirar. Deixar o coração ditar as regras, agir também movido pelo inusitado, pela surpresa, pelo risco calculado de viver a aventura humana. Que não tenhamos vidas normais, banais, sem entusiasmo, tocadas pela mesmice, pela rotina estafante, pela repetição de mesmos gestos e ações. Mudemos os móveis da casa, plantemos mais flores, beijemos ainda mais a pessoa amada, tomemos banho de chuva, namoremos as estrelas. Deixemos rastros de esperança por onde passarmos. Deixemos de estabelecer parcerias com o rancor, a amargura, o desânimo. As coisas tão simples são aquelas que preenchem de sentido a nossa vida. Parodiando Nelson Cavaquinho digo que “tirem sua amargura do caminho, que eu quero passar com meu sorriso”.

De cada dia, tirar uma lição; de cada dia, arranjar um motivo para acordar no outro dia. Guimarães Rosa disse que “o correr da vida embrulha tudo; a vida é assim: esquenta e esfria, aperta e daí afrouxa, sossega e depois desinquieta. O que ela quer da gente é coragem. Ser capaz de ficar alegre e mais alegre no meio da alegria, e ainda mais alegre no meio da tristeza.”

Como propôs o poeta Gil que consigamos amarrar o nosso arado nas estrelas, sabendo que para ter sucesso é seguir de queda em queda, sem perder o entusiasmo e a fé, pois a morte da pessoa tem início no dia em que ela perde o entusiasmo e o sentido de sua existência. O tempo vai passar, as rugas vão chegar, mas que as rugas nunca atinjam nossas almas. A melancolia, a tristeza, é nosso entusiasmo doente. Tratemos destes males com o sorriso nosso e com a alegria do outro.

É isso aí!

0 comentários:

TRAVESSIA #16 ENTUSIASMO

16:35 José Luiz 0 Comments



“Encher-se de entusiasmo para inspirar. Deixar o coração ditar as regras, agir também movido pelo inusitado, pela surpresa, pelo risco calculado de viver a aventura humana.”
Olá, amigos e amigas.

Esta semana o assunto abordado no quadro Travessia foi Entusiasmo.

Se não foi possível ouvir pela rádio, ouça por aqui. Você pode, inclusive, baixar e escutar pelo
celular ou pelo som do carro. Fique à vontade para compartilhar.

Vamos manter sempre nosso diálogo em sintonia.

Um grande abraço!

Baixe aqui

Ouça online:

0 comentários: