Zé Luiz

16:14 José Luiz 1 Comments



ÂNIMO

Acho bonito gente que não desiste, que encara as dificuldades de frente, que madruga e vai à luta. Em todo canto tem exemplos de superação de quem não se deixa abater pela crueza da vida, pela estafante rotina diária ou pelos percalços no trabalho. Tenho uma aluna que é (era) servente escolar. Até pouco tempo cursava a faculdade e carrega um orgulho danado de sua trajetória, nunca se escondendo de suas origens. Não se envergonha de ter lavado banheiros, varrido salas, cozinhado para as crianças. Será professora. Sonhava em poder atuar numa profissão que ajudasse a promover o ser humano. Ela talvez nem saiba, mas já praticava um belo serviço à humanidade, pois quanto à importância dos afazeres, nunca poderia se sentir menor. Possuía profissão das mais dignas: limpava as salas e outros espaços para que os estudantes pudessem crescer. Embelezava a escola, cuidava do futuro.

O que me motiva ao refletir sobre essa minha aluna é que ela poderia chegar à triste conclusão que para fazer limpeza não precisava estudar. Poderia escorar no argumento da posição socioeconômica para não ir adiante e estacionar no tempo. Preferiu nadar contra a maré. Os ventos contrários do preconceito, da dificuldade financeira não foram fortes o suficiente para impedir sua luta. Fui à sua formatura. Fiquei orgulhoso dessa moça. Ela foi ainda longe. Debruçou-se nos estudos e conseguiu tornar-se professora efetiva.

Pessoas assim ajudam a alavancar uma cidade. Impulsionam tudo, desde os colegas de trabalho até o administrador público. Porque vale a pena trabalhar com gente assim, vale muito a pena trabalhar por gente assim. Conheço também empregadas domésticas que, apesar de ganharem pouco, juntam o pouco que tem para pagar o custeamento do sonho. Tem ainda os que dão um duro danado na roça e à noite enfrentam os bancos escolares. Iniciam o trajeto até a escola ainda dia claro e chegam tarde em casa. Os ônibus, as vans, motos e bicicletas que transportam essas pessoas, carregam junto sonhos e desejos palpáveis de um futuro promissor. É bom conviver com essas pessoas. Faz-nos acreditar que nosso fardo nem é tão pesado, que é possível suportar e ir longe, ir além. Obrigado pelas revigorantes doses de ânimo e encorajamento que seus exemplos nos dão.

É isso aí!
        
        

1 comentários:

Silvia Borges disse...

Professor o seu exemplo de dedicação e compromisso com a educação também nos motiva e orgulha muito.O exemplo é a melhor forma de educar.E nesse quesito você é mestre!